STRATOSPOLCA

O programa REXUS/BEXUS é resultado de uma colaboração entre a Agência Espacial Nacional Sueca (SNSA) e a Agência Espacial Alemã (DLR) com a parceria da Agência Espacial Europeia (ESA).

Em 2019 decidimos concorrer ao programa, respetivamente, na modalidade do BEXUS. Após participarmos no processo de Seleção em Novembro. O nosso projeto foi um dos selecionados com a data prevista de voo em Outubro de 2020.

Está atento ao nosso blog para mais novidades!

A Experiência

O projeto STRATOSPOLCA tem como objetivo científico medir a radiação de fundo de raios-gamma.

Imaginemos um rádio dos antigos que, se não estiver na frequência certa, produz aquele ruído de fundo tão conhecido. Mas, para saber qual é o canal da música, necessitamos de saber o que é o ruído. Na nossa experiência fazemos isso mesmo: medimos a radiação de fundo nos raios gamma, o ruído, para que consigamos “ouvir a música” que vem de corpos celestes longínquos.

O nosso detetor é composto por um conjunto de 25 “píxeis”. Estes píxeis são pequenos paralelepípedos juntos. São feitos de Telureto de Cádmio, um semicondutor muito sensível aos níveis de energia dos fotões. Quando um fotão embate com um dos píxeis ocorre um evento e é gerado um sinal elétrico. São estes sinais, e as suas propriedades, que são alvo de estudo e nos permitem retirar informações como, a energia do fotão que interagiu.

Existe um fenómeno muito curioso, que é do nosso interesse estudar e é essencial para conseguirmos cumprir os objetivos desta missão: quando um dos fotões interage com um píxel, pode “saltar” para outro. Por isso é que é tão importante que os píxeis estejam juntos. Se recebermos os dois sinais, devido às duas interações, num curto intervalo de tempo, dizemos então que ocorreu um “evento duplo”. Caso o fotão interaja mais que duas vezes chama-se “evento múltiplo”.

Detetor
Detetor
Esquema do projeto

OBJETIVOS

Medir o número de eventos simples, duplos e múltiplos em função da altitude.

Divulgar o projeto ao maior número de pessoas possível.

Melhorar futuras experiências polarimétricas através do estudo da relação Sinal-Ruído.

Comparar com a data adquirida nas simulações pré-lançamento.

Medir a energia das interações.

Equipa

Management

Ciência

Hardware e Design

SoftWare

OUTREACH

sponsors